Páginas

segunda-feira, 9 de junho de 2014

DISCERNIMENTO...

Diz o dicionário que discernimento é a faculdade de julgar, de apreciar, de elaborar um critério para analisar uma situação.
Infelizmente, DISCERNIMENTO não se vende em farmácias e nem nos grandes supermercados, porque é fruto da nossa VIVÊNCIA, das experiências que acumulamos diante dos “problemas” apresentados no nosso dia a dia.
Então, cada vez que agimos sem pensar, ligados no fator “emocional” ou totalmente envolvido por uma questão pessoal, estamos sem controle, agindo sem DISCERNIMENTO.
Esse tal DISCERNIMENTO, pede ainda, algo que está muito em falta nos tempos modernos: tempo para pensar. As vezes, um simples momento de pensamento em determinada questão, livre das nossas emoções, já nos dá outras opções, além daquela que achamos que é a única.
Por isso, seja em que momento for da sua vida, na tristeza ou na alegria, na dor ou no amor, na esperança ou na falta total de fé, pare tudo e experimente o “CONTEMPLAR”, e por contemplar, entenda o parar e observar você mesmo. Sua respiração, seus olhos no espelho, seus cabelos, suas mãos…
SINTA GRATIDÃO, AMOR PRÓPRIO, PAIXÃO POR VOCÊ.
Respeite-se….
O fato de parar e observar já traz “ar para os pulmões” e novos pensamentos.
Em um primeiro momento, o nosso desejo é interpretar, á analisar esses pensamentos, mas o DISCERNIMENTO pede observação, silêncio interior, a busca da paz.
A paz existe em todos os lugares, mas só se encontra dentro de nós mesmos.
Por isso, pare, pense, analise, faça, erre, mas insista em encontrar a sua verdade, a sua paz, e por fim, o DISCERNIMENTO para viver e ser feliz.
Paulo Roberto Gaefke
discernimento 
sm (discernir+mento2) 1 Ato de discernir. 2 Faculdade de discernir; juízo, 
entendimento, critério. 3 Escola, distinção. 4 Apreciação. 5 Prudência. 6 Psicol Percepção súbita de uma nova relação no decurso de uma experiência; na psicologia da forma, ponto decisivo de uma aprendizagem. Sem discernimento: à toa, impensadamente, irrefletidamente. Dicionário Michaelis

Nenhum comentário: