Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

COMECE COM O OBJETIVO EM MENTE...


Começar com o objetivo em mente significa começar tendo uma compreensão clara do destino. Significa saber para onde você está seguindo, de modo a compreender melhor onde você está agora para depois dar o passo na direção correta... Começar com o objetivo em mente se baseia no princípio de que todas as coisas são criadas duas vezes.

Há a criação mental, ou inicial, e a criação física, ou segunda criação. E isso vale para tudo. Para ter noção do que estamos falando, pegue como exemplo a construção de uma casa. Antes de martelar o primeiro prego, você cria, detalhe por detalhe o que quer. Tenta ter uma noção bem clara do tipo de residência que deseja... Depois, transforma isso tudo em planta e começa a planejar a construção – tudo isso você faz antes de tocar o solo. Caso contrário, na segunda criação – a criação física – você vai gastar uma fortuna para fazer as modificações necessárias.

Aqui, vale a regra do carpinteiro, que é: medir duas vezes, cortar uma... E isso vale para tudo... Você não imagina como é incrivelmente fácil ser pego pela ilusão da atividade. Na correria da vida, é muito comum ver profissionais trabalhando cada vez mais para subir a escada do sucesso só para descobrir que esta escada estava apoiada na parede errada.

Com freqüência, as pessoas conquistam vitórias que se mostram vazias, sucessos que chegam com o sacrifício de coisas que, repentinamente, elas descobrem ser muito mais valiosas. Gente de todos os ramos freqüentemente batalham para aumentar sua renda, conseguir reconhecimento ou capacidade profissional e, no fim, descobrem que, na ânsia de atingir a meta estabelecida, deixaram de ver as coisas que realmente importavam e que foram deixadas no meio do caminho. Por isso, se a escada não estiver apoiada na parede certa, cada passo dado nos levará mais depressa para o lugar errado.

Talvez a fama, reconhecimento, dinheiro e algumas coisas pelas quais lutamos tanto nem sequer façam parte da parede concreta... Podemos viver correndo, ser até muito eficientes, mas só seremos verdadeiramente eficazes quando tivermos o objetivo em mente.

Stephen R. Covey, no livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Nenhum comentário: