Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

ATITUDE E MODERAÇÃO NAS ATITUDES E NECESSIDADES...


Observando, aprenderemos com os animais e com os movimentos naturais da vida, tais como a chuva, o sol, o frio, o calor, que tudo na natureza é equilibrado e sem desperdício.

Há um equilíbrio natural que sustenta e coordena todos esses movimentos e, quando o desrespeitamos, acabamos criando distúrbios que poderiam ser evitados se todos praticassem a observação.

Assim também acontece conosco. Se comemos demais, bebemos demais, nos irritamos demais, falamos o que não precisamos, enfim, cometemos pequenos excessos, criamos distúrbios que vão saturando nossa atmosfera mental.

Com observação, podemos reeducar nossos sentidos e necessidades, naturalmente. Com essa prática é mais fácil conquistar equilíbrio e moderação nas nossas necessidades de forma espontânea. Assim, você ficará mais atento a seus movimentos e aprenderá a fazer somente o necessário.

Em contrapartida conquistará maior segurança interna, o controle dos impulsos desordenados, habilidade para evitar o evitável e noção do inevitável, além de sabedoria para eliminar o supérfluo.

Paulo Zabeu, no livro "Cinco regras para vencer seus limites"

Nenhum comentário: