Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

MUDE A ESTRATÉGIA...


A história é muito antiga, porém não menos curiosa. Algumas tribos africanas utilizam um engenhoso método para capturar macacos. Como estes são muito espertos e vivem saltando nos galhos mais altos das árvores, os nativos desenvolveram o seguinte sistema: Pegam uma cumbuca de boca estreita e colocam dentro dela uma banana. Em seguida, amarram-na ao tronco de uma árvore freqüentada por macacos, afastam-se e esperam. Após isso, um macaco curioso desce, olha dentro da cumbuca e vê a banana. Ele enfia sua mão na cumbuca e a apanha, porém, a boca estreita do recipiente não permite que ele a retire.
Surge um dilema: largando a banana, sua mão sai e ele pode ir embora livremente. Caso contrário, continua preso na armadilha. Após um tempo, os nativos voltam e, tranqüilamente, capturam os macacos que teimosamente se recusam a largar as bananas.
Talvez você esteja pensando quão inacreditável é o grau de estupidez dos macacos. Afinal, basta largar a banana e ficar livre do destino de ser capturado. Fácil demais... O detalhe deve estar na importância exagerada que o macaco atribui à banana. Ela já está ali! Na sua mão! Talvez pareça insanidade largá-la!

Essa história é engraçada pois muitas vezes fazemos exatamente como os macacos. Já conheceu alguém totalmente insatisfeito com o emprego que tem e, que, mesmo assim insiste em permanecer nele apenas pelo medo de não conseguir algo melhor ou apenas pelo dinheiro? E casais com relacionamentos completamente deteriorados que permanecem sofrendo, sem amor e compreensão apenas pela comodidade do \'sempre foi assim\'? Que falar de pessoas que se tornaram infelizes por decisões antigas e adiam um novo caminho que, poderia trazer de volta a alegria de viver? A vida é preciosa demais para trocarmos por uma banana que, apesar de estar na nossa mão, pode levar-nos direto à panela.
Por isso, é hora de mudar! Atualizarmos a mente e a forma de encararmos os desafios. Pensar de uma maneira diferente! Se você não está obtendo o que quer, mude a estratégia...

Nenhum comentário: