Páginas

quarta-feira, 28 de maio de 2008

A LENDA DA SOPA DE PEDRA...


É uma lenda muito antiga que conta a história de um monge que partiu em peregrinação. Cansado e faminto após ter andado por muitos dias, ele chegou a uma aldeia pequena e muito pobre, onde decidiu descansar à beira da estrada. O monge, então, acendeu uma fogueira e colocou sobre ela um pote. Depois, foi até o poço e de lá retirou água para encher o pote. Quando a água começou a ferver, colocou uma pedra dentro do pote, sentou-se e ficou tranqüilamente observando o fogo. Os habitantes da aldeia aproximaram-se, intrigados com a atitude do forasteiro. Estaria ele fazendo sopa apenas com água e uma pedra? Depois de olhá-lo por algum tempo, os aldeões resolveram puxar conversa. O monge então falou sobre suas andanças, sobre os lugares que conhecera, as lições que aprendera ... Em pouco tempo, uma pequena multidão havia se formado a seu redor. Finalmente, um garoto resolveu fazer ao monge a pergunta que todos queriam fazer: - Por que o senhor o senhor está cozinhando uma pedra? - Porque essa é minha refeição. Estou fazendo uma sopa de pedra, respondeu o monge. - Mas só com água e uma pedra? Vai ficar sem gosto... - Espere aí, eu ainda tenho um pouco de repolho que sobrou de ontem. Vou buscar para colocar na sopa, disse uma velha senhora.
- E eu tenho algumas cenouras. Vai deixar a sopa mais colorida, disse uma mulher. - Acho que tenho uma ou duas batatas... Vou buscar já, falou um homem. - Um pouco de sal com certeza não vai fazer mal, acrescentou outro aldeão. E assim, um a um, todos os habitantes da aldeia lembraram-se de algo que poderiam oferecer para adicionar à sopa, que ficou muito saborosa e nutritiva. O monge, então, convidou-os para compartilhar sua refeição. Todos comeram, riram e contaram histórias, pensando que há muito tempo não tinham uma refeição como essa. Ao cair da noite, os aldeões voltaram para suas casas e o monge continuou sua jornada. Mas aquelas pessoas jamais o esqueceram. De tempos em tempos, reuniam-se em torno de uma fogueira para fazer uma boa sopa de pedra e relembrar as histórias do monge. E os habitantes das cidades ao redor espantavam-se ao ver como aquela pequena aldeia havia se tornado próspera, e perguntavam-se qual seria o segredo de seus moradores, que eram vistos rindo e comendo em torno de uma fogueira, mesmo nas épocas de maior escassez.

Nenhum comentário: